28/08/2014
Agricultura ainda mais forte.
Produção de frutas é incentivada em Barros Cassal
Na sexta-feira (15/08) agricultores de Barros Cassal participaram de um dia de campo que abordou a fruticultura. A atividade foi promovida pela Emater/RS-Ascar e as ações foram coordenadas pelo engenheiro agrônomo e Assistente Técnico de Sistemas de Produção Vegetal do escritório regional da Instituição de Soledade, Josemar Parise.
Durante todo o dia, os 26 agricultores, que compareceram ao evento, tiveram a oportunidade de aprender e tirar dúvidas sobre técnicas de plantio de mudas de árvores frutíferas, cuidados com doenças que podem atacar os pomares, tanto domésticos como comerciais, e técnicas de poda.
As atividades foram realizadas em dois locais sendo, no período da manhã, na propriedade dos agricultores Gilberto e Ivete Borin e, na parte da tarde, na unidade produtiva familiar de João Olário de Oliveira e Vera Lucia Ortiz, ambas as famílias são assistidas pela Emater/RS-Ascar por meio da Chamada Pública da Sustentabilidade – Lote 49.
De acordo com a extensionista Social, Carini Paschoal de Souza, o evento teve como objetivo capacitar os produtores rurais do município e incentivá-los a produzir frutas durante todo o ano, fazendo um escalonamento do pomar. "Dessa forma produzirão alimentos de qualidade para a sua família, podendo expandir a produção e realizar a venda do excedente das frutas no próprio município, aumentando a renda familiar e diversificando a propriedade, buscando sempre alternativas sustentáveis de produção e aumentando as práticas de produção ecológica", ressalta Carini.